quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Técnicas de Gestão Avaliação Final (Discursiva)

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Técnicas de Gestão 

Prova: 715069
QUESTÃO:
1. Entender a organização como sistema aberto é perceber que ela influencia e sofre influência do ambiente externo, além de ser ela própria um sistema. Na década de 1960, surge um estudo na Administração, incorporado da Biologia, chamado de TGS. Dessa forma, o que significa TGS e como ela foi aplicada à Administração?
RESPOSTA ESPERADA:
TGS significa - Teoria Geral de Sistemas.
Ela foi aplicada à Administração da seguinte forma:

O postulado principal da TGS é que a natureza não está dividida em áreas, por isso,
os sistemas devem ser estudados como entidades, universalmente. Esse novo paradigma, uma visão de mundo voltada para os sistemas, deve ser aplicável a todos os ramos de conhecimento.
Nos estudos administrativos, a TGS foi o caminho para o pensamento sistêmico, isto
é, compreender as organizações como sistemas: um todo organizado composto de partes que são interdependentes e que trabalham em sintonia para atingir determinado objetivo comum. Assim, como todos os sistemas, as organizações são constituídas de partes físicas (itens materiais, como máquinas e equipamentos) e conceituais (manifestações do comportamento intelectual, como ideias e conceitos).
Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados em abertos e fechados. Sistemas abertos são os que interagem com o ambiente e fechados, aqueles que não estão sujeitos a influências do ambiente e tampouco exercem influência sobre ele. Por seu comportamento dinâmico e não estático, a organização é um sistema aberto.
QUESTÃO:
2. A liderança não pode ser vista como atributo de apenas uma pessoa. Ela é um processo  interpessoal envolvido em um intricado contexto, no qual se combinam quatro variáveis: as características do líder, dos liderados, da tarefa e a conjuntura social, econômica e política. Descreva de forma breve as quatro variáveis.
RESPOSTA ESPERADA:
O LÍDER - Na função de líder, os resultados desses profissionais sofrem interferências de suas características individuais, seu estilo de liderança e suas motivações. Agir de modo autoritário, ter uma boa capacidade de comunicação ou gostar de liderar, entre outros aspectos associados ao comportamento do líder, traz consequências às relações de liderança.  
OS LIDERADOS  - Um  líder  só  exerce  seu  papel  se  tiver  pessoas  para  liderar. Assim, o comportamento dos liderados - suas motivações, interesses e capacidades - também intervém nos resultados dessa relação.
A TAREFA  - A liderança envolve sempre um objetivo a ser cumprido, uma tarefa ou missão a ser realizada. O que une líderes e liderados e os mantêm unidos é um propósito em comum. São dois os tipos de missão, segundo os autores: a missão de cunho moral e a calculista.
A CONJUNTURA - As circunstâncias que cercam o exercício da liderança também trazem consequências aos seus resultados. Aspectos culturais, fatores históricos e organizacionais, entre outros, podem mudar o rumo de uma relação entre líderes e liderados. Esses fatores servem de subsídio ao estudo da chamada liderança situacional.
QUESTÃO:
3. Os conceitos de centralização e descentralização envolvem a delegação de autoridade e estão relacionados ao nível hierárquico em que as decisões são tomadas. Assim, explique como podemos identificar uma empresa centralizada.
RESPOSTA ESPERADA:
Uma organização é centralizada quando existem limitações na delegação de autoridade, com as decisões sendo tomadas próximas ao topo da hierarquia organizacional. Do contrário, quando a autoridade é delegada e os níveis mais baixos contribuem ou são dotados de arbítrio para decidir, dizemos que a organização é descentralizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário