terça-feira, 28 de agosto de 2018

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (328751)
Educação Inclusiva (EDU04)

Prova: 4348009
QUESTÃO:
1. A criança com autismo apresenta diversas características, principalmente comportamentais, que interferem de maneira significativa nas relações que estabelece no ambiente escolar. Dentre essas características, podemos destacar que o autista resiste a mudanças, apega-se a objetos, produz risos e movimentos repetitivos, às vezes agressivos e age como se fosse surdo. Diante dessas características e sabendo que esse aluno possui tratamento de reabilitação por diversos profissionais da saúde, como o professor pode incluir um aluno autista em sala?
RESPOSTA ESPERADA:
Além de todos os profissionais que acompanham a reabilitação do autista, é fundamental que a família e as pessoas mais próximas propiciem momentos em que o autista se sinta incluído. Assim, ao chegar na escola, esse processo se torna menos doloroso e os avanços aparecem naturalmente. Podemos destacar como sugestões ou estratégias de inclusão ter conhecimento prévio sobre o autismo, bem como suas características; a rotina e organização no espaço da sala devem ser mantidas; caso houver mudanças, prepare o aluno autista com antecedência; em momentos de insistência por algo, tente convencê-lo a desistir; observe seus momentos de concentração e saiba usá-los; estabeleça comunicação também pelo olhar; utilize recursos visuais; na construção de regras, preste atenção na clareza e objetividade das palavras; entre outras possibilidades de incluir, nunca esqueça que respeitar a individualidade e o ritmo de cada um também faz parte da inclusão.
QUESTÃO:
2. Dentro da classificação de condutas Típicas, encontra-se o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno apresenta-se por características relacionadas à desatenção, agitação e impulsividade. Diante dessas informações, descreva seis sugestões de como trabalhar com alunos com TDAH em sala de aula.
RESPOSTA ESPERADA:
Em primeiro lugar, o professor deve estar atento às características de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), pois, muitas vezes, são confundidos ou rotulados como alunos problemas ou desobedientes. Sendo assim, é necessário um conhecimento prévio para, então, pensar em estratégias de incluir e auxiliar nas necessidades educacionais desses alunos. Diante de diversas possibilidades de se trabalhar, podemos destacar: trabalhe em pequenos grupos, em certos aspectos valorize a rotina, aproveite suas habilidades, peça auxílio em alguma função, aproxime esse aluno de você, dê importância e valorize suas boas atitudes, elogie quando necessário, dê tarefas curtas, construa regras de convivência e, se possível, aproxime-a de outras crianças mais calmas.
QUESTÃO:
3. Para que a inclusão da pessoa com surdez no contexto escolar aconteça de maneira efetiva e que sua permanência seja de qualidade, a escola deve dispor de recursos que facilitem o processo de aprendizagem e que reforcem o papel do professor como mediador. Diante dessas informações, descreva os recursos viáveis na inclusão desse aluno e qual o papel do professor como mediador do conhecimento.
RESPOSTA ESPERADA:
A inclusão do aluno com surdez necessita de recursos que possibilitem a sua participação efetiva em sala de aula, como assessoria em relação à língua de sinais, material concreto e visual, contato com professores, orientação de professores da Educação Inclusiva. Com relação ao papel do professor, este deve desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com o aluno surdo, com adaptações que possibilitem sua integração, o acesso ao currículo, a utilização de técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação compatíveis com as necessidades do aluno surdo, substituir as atividades que não possam ser alcançadas pelo aluno, porém sem eliminar os conteúdos curriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário