3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (294114)
Comportamento, Clima e Cultura Organizacional (RHU19)
Prova: 3491893
2. As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da gestão de pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. Tanto as organizações como as pessoas variam intensamente. Para se obter uma qualidade de vida no trabalho, a cultura e o clima organizacional devem ser satisfatórios. De acordo com essa afirmativa, conceitue cultura e clima organizacional.
A cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização. Em termos mais simples, a cultura organizacional pode ser conceituada como a maneira de ser da organização, o que resulta do conjunto de maneiras de ser de seus membros. Quanto ao clima organizacional, é o ambiente de relações existente em uma organização e que resulta, principalmente, da cultura organizacional.
3. A motivação das pessoas na organização é complexa, pois depende de vários fatores, sejam eles internos (sua própria personalidade, emoções, capacidade de aprendizagem, valores etc.), ou externos (características organizacionais, fatores sociais, política empresarial, sistemas de recompensas e punições etc.). Diante deste contexto, descreva o que motiva as pessoas no ambiente de trabalho.
Algumas variáveis têm papel fundamental para motivar as pessoas no ambiente do trabalho, são elas: liderança; estimular as pessoas - que vem de uma boa liderança; a satisfação e o bem-estar no ambiente de trabalho, gerando qualidade de vida; programas de bem-estar dos colaboradores e uma boa comunicação e feedback eficaz.
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