3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (322066)
Gestão por Competências e do Conhecimento (RHU15)
Prova: 4275742
2. O sucesso de uma empresa está baseado no desempenho de sua equipe de profissionais, sendo que o desempenho profissional está associado ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os profissionais possuem. São as pessoas que podem agregar valor às organizações com o seu conhecimento, suas habilidades e atitudes. Diante disso, descreva a importância do CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para o desempenho profissional.
Conhecimento é o saber que adquirimos ao longo de nossa vida através de estudos. Antes de realizar algo, temos que ter o conhecimento teórico acerca disso. Quanto mais conhecimento possuímos, mais flexíveis para mudança nos tornamos e, com isso, mais conhecimento nos permitimos adquirir.
Habilidade é o saber fazer. Não basta termos o conhecimento, temos que saber colocá-lo em prática. Ter habilidade para realizar algo surge com a prática, com o treino, errando e aprendendo e, com isso, alcançamos o desempenho desejado.
Atitude está ligada à ação ou querer fazer. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Muitos profissionais estão pouco dispostos a ter atitudes de mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
Habilidade é o saber fazer. Não basta termos o conhecimento, temos que saber colocá-lo em prática. Ter habilidade para realizar algo surge com a prática, com o treino, errando e aprendendo e, com isso, alcançamos o desempenho desejado.
Atitude está ligada à ação ou querer fazer. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Muitos profissionais estão pouco dispostos a ter atitudes de mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
3. Os indicadores fazem parte da Gestão por competência, assim como estão cada vez mais presentes na gestão de empresas e na gestão de pessoas. Sem os indicadores, esta gestão torna-se cada vez mais difícil. Diante disso, o que são os indicadores e qual o papel deles na gestão por competência?
Os indicadores servem como referência, como parâmetro. Para saber em que o colaborador precisa melhorar, ele necessita ter algo para se basear, para saber o que seria o certo, quais são os aspectos mais importantes. Sem os indicadores, fica difícil identificar se o colaborador está desenvolvendo bem as competências.
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