terça-feira, 28 de agosto de 2018

Introdução à Segurança no Trabalho - Redação

1. Avaliação I - Redação Individual (299056)
Introdução à Segurança no Trabalho (SEG74)

Prova: 3692784
QUESTÃO:
1. O Brasil apresenta um número alto de acidentes de trabalho, apesar de todos os programas que o Governo Federal tem feito para minimizá-los. Quem trabalha com segurança no trabalho deve saber as causas desses acidentes, pois nosso dever é reduzi-los a zero. Escreva uma redação com o tema: OS FATORES QUE CAUSAM OS ACIDENTES DE TRABALHO.
RESPOSTA ESPERADA:
As condições que levam aos acidentes podem ser divididas e caracterizadas em três tipos: atos inseguros, condições inseguras e fator pessoal de insegurança. Os atos inseguros são derivados das atitudes do trabalhador, como ele se expõe, consciente ou não, aos acidentes. Normalmente, ele não atende a alguma norma interna da empresa, desrespeitando-a. 
As condições inseguras são as falhas físicas, mecânicas que acontecem no local de trabalho, mas são diferentes dos riscos inerentes às operações industriais, ou seja, os riscos comuns às funções. Tem-se também o fator pessoal de insegurança, que se trata das características do indivíduo, ou seja, suas qualidades e defeitos pessoais que, às vezes, interferem em como ele lida com as situações no trabalho, outras vezes pode ser resultado de emoções e situações pessoais trazidas ao trabalho. Um acompanhamento social e psiquiátrico pode auxiliá-lo, até mesmo se for necessário uma recolocação de função para casos mais extremos de não adaptação.
Mesmo com essas três divisões, é necessário considerar que, na maioria das vezes, a causa de um acidente não é única, ela envolve a soma de falhas humanas, materiais, sociais etc. Isso é o que demonstra a teoria da multicasionalidade, ou seja, que mostra que o acidente é consequência de uma reação em cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário